Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (521 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página


Elvis e a canção Feelings de Morris Albert
Elvis e a canção Feelings de Morris Albert

Elvis e a canção Feelings de Morris Albert

Um dos temas mais controvertidos na discografia de Elvis é a canção “Feelings” do compositor brasileiro Morris Albert. “Feelings” é considerada a composição de um brasileiro mais conhecida no mundo. A despeito do enorme sucesso, “Feelings” foi considerada plágio da música francesa “Pour Toi” pela suprema corte da Califórnia em 1988. Em inglês, foi originalmente lançada por Morris Albert em compacto simples (single) no ano de 1974; e relançada em LP em 1975. A canção foi tema da novela “Corrida de Ouro” da Rede Globo, obtendo enorme êxito e exaustivas regravações por diversos artistas do mundo.

Após a morte de Elvis, muitos pesquisadores de sua obra têm levantado a hipótese de que “Feelings” teria sido gravada por Elvis em 1976, permanecendo como “gema rara” ainda não lançada. Duas questões importantes emergem dessa surpreendente possibilidade: será que “Feelings” foi realmente cantada por Elvis na memorável “Jungle Session” de 1976? Se realmente foi, terá sido registrada em bobinas fonográficas ou mesmo em K7? A resposta à primeira questão é seguramente “Sim”. Várias fontes documentais e testemunhais atestam que “Feelings” foi ensaiada, não apenas uma, mas várias vezes por Elvis naquela ocasião. Os ensaios ocorreram, especificamente, na sessão de 8 de fevereiro de 1976, que foi iniciada na madrugada de um domingo (zero hora), e encerrada aproximadamente às sete horas da manhã. Essa informação é dada por Joseph Tunzi, profundo conhecedor da discografia de Elvis, e autor do livro “Elvis Sessions III”.

Em entrevista publicada no site “The Kings Court Forum”, Kate Westmoreland, “backing vocal” de Elvis,  confirma que “Feelings” foi efetivamente ensaiada. Estavam presentes à sessão, o produtor Felton Jarvis, engenheiros de som, Os Stamps, JD Summer e demais membros da banda. Considerando que “Feelings” foi indubitavelmente cantada por Elvis, resta indagar se foi gravada de alguma maneira. Sobre essa última questão, não há resposta segura, ainda que a gravação de “Feelings” seja uma possibilidade bastante concreta. Mas, se “Feelings” foi várias vezes ensaiada, por que não foi oficialmente lançada? Segundo os críticos, a explicação mais aceita é a de que Elvis, mesmo após muitas tentativas, não se satisfez com o resultado final. Portanto, nenhum “take” oficial poderia existir. Entretanto, sabemos que muitos ensaios de Elvis (rehearsals) foram gravados e posteriormente lançados pela RCA a peso de ouro. Nesta entrevista com Kate Westmoreland, a mesma assegura que “Feelings” foi realmente gravada naquela “Jungle Session”, em Graceland. Quando indagada pelo entrevistador, Kathy responde textualmente: “Feelings, estou certa de que Ele gravou! Felton manteve o tape rodando durante todo o tempo, havendo muitas partes que poderiam ser usadas”.

Mesmo que o ensaio de “Feelings” não tenha sido registrado em bobinas de áudio, ainda há a possibilidade de que tenha sido gravado em microcassete. Essa hipótese é discutida na entrevista realizada com Joseph Tunzi, e que está publicada no “site” Elvis Brasil (www.elvisbrasil.com.br). Tunzi admite que “Feelings” pode estar contida nos microcassetes de David Briggs (pianista de Elvis), sendo bastante provável que não tenha sido gravada de maneira profissional. De fato, é razoável admitir que, se esse tape existisse nos arquivos da gravadora, já teria sido lançado. Alguns analistas defendem que “Feelings” poderia ter sido gravada e posteriormente apagada, assim como sucedeu com a canção “América, The Beautiful”. Segundo Ernst Jorgensen, criador do selo FTD, alguns colecionadores detêm raridades capazes de deixar qualquer fã de queixo caído. Talvez, “Feelings” seja uma dessas gemas secretas de ouro puro. É tão valiosa quanto  “Blowing in The Wind”, lançada oficialmente em 1997, vinte anos após o desaparecimento do Rei.

Algumas páginas da “Web” sugerem que um “take” não finalizado de “Feelings” já circula informalmente entre os fans. Contudo, se algum “take” informal estivesse em circulação, sua difusão seria tão sigilosa que passaria desapercebida pelos colecionadores mais experientes. Essa hipótese parece-nos altamente improvável, sobretudo em tempos de Internet, onde a transmissão de arquivos é generalizada e instantânea. Além disso, nenhuma fonte confiável ou “site” especializado confirma a circulação deste “take”.

Quando esteve no Brasil, Morris Albert declarou que foi procurado pela BMG a fim de negociar o lançamento de “Feelings” na voz de Elvis. Esta declaração foi veiculada em diversos órgãos da imprensa, aguçando ainda mais a expectativa dos fans. Todavia, nenhum lançamento ocorreu após todos esses anos. Os críticos afirmam que essa declaração foi uma estratégia de autopromoção. Contudo, deve-se convir que Morris Albert não necessitaria desta afirmação para promover a canção, uma fez que “Feelings” é uma composição definitiva e consagrada em todo mundo. Se a proposta da BMG realmente ocorreu, é possível que as partes envolvidas não tenham chegado a um consenso quanto aos direitos autorais. Pode-se imaginar o altíssimo valor comercial desta transação e a repercussão que tal lançamento teria.

Outro dado interessante é que Orion Jimmy Ellis, reputado “cover” de Elvis, gravou “Feelings”, além de outras canções polêmicas do Rei.  Na voz de Jimmy Ellis, “Feelings” pode ser encontrada na coletânea tripla “Who Was That Masket Man”, atualmente disponível no mercado internacional. Dos imitadores de Elvis, Jimmy Ellis é considerado um dos melhores, senão o melhor “cover” de todos os tempos. É impressionante a capacidade de Jimmy Ellis adaptar músicas, dos mais diversos gêneros, à maneira “Elvis” de interpretar. De fato, Jimmy Ellis foi aquele que melhor captou a musicalidade do Rei, tanto em estilo, como em semelhança vocal.  No site do YouTube, essa interpretação de “Feelings” foi postada por um fã anônimo com o título sugestivo de “Elvis-Resurrection – Feelings” (http://www.youtube.com/watch?v=s4a9vzRpXkQ).

Atualmente, nossa imaginação é instigada por aquilo que seria “Feelings”, se Elvis a tivesse concluído com êxito. Teria sido ela lançada no álbum “From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee”? Assim como foi “Solitare” de Neil Sedaka? Ou seria parte do repertório remanescente lançado no álbum “Moddy Blue”? Elvis ainda poderia tê-la gravado ao vivo, caso não tivesse partido tão prematuramente. Ou, simplesmente, teríamos uma gravação definitiva numa futura “Jungle Session” em 1978. Entre os fans, permanece a aura de mistério em torno de “Feelings”. É fascinante a possibilidade de que “Feelings” possa ter sobrevivido até a presente data, mesmo que informalmente em microcassete; a possibilidade de que esse arquivo magnífico seja finalmente revelado para o grande público na voz magistral de Elvis.

 

Solidonio, 29 de Março de 2011.

Colaborador do “Almost Elvis JP Fã Club”.

 Mais sobre feelings :

Um dos temas sobre Elvis que vem sendo mais discutidos no mundo recentemente é se existe o take de Elvis cantando feelings música do brasileiro Morris Albert.O que se sabe de fato é que Elvis teria ensaiado a canção e pretendia gravá-la durante as seções da jungle room em 76 que dariam origem aos albums moody blue e o from Elvis Presley boulevard Memphis Tennesse.

Existem fatos :

Elvis teria ensaiado a canção e não teria gostado do resultado e talvez pretendesse trabalhar mais nela e o take do ensaio teria sido perdido, como o take de America do qual só restam partes.Segundo Kathy Westmoreland o take ainda pode existir pois ela fala que Elvis com certeza queria gravar feelings uma das músicas mais bela e conhecidas no mundo.E feita por um brasileiro!!

E conversando com um amigo fan'elvis ele afirma que viu um entrevista de Morris Albert na qual ele fala que foi contactado pela rca-bmg que queria permissão para lançar a música.

Aguardemos....

Elvis Monteio,Almost Elvis JP.